domingo, 23 de novembro de 2008

Mídia Impressa no Meio Digital


Texto produzido no curso Mídias na Educação


A cultura digital amplia as possibilidades de alfabetização tendo em vista as diveresas linguagens disponibilizadas para facilitar a leitura (ícones, texto, áudio e vídeo). Além disso, possibilita uma aprendizagem mais autônoma, oferecendo uma rede de links que vão atender as necessidades de cada leitor. Entretanto, a alfabetização não significa apenas decodificar símbolos e signos, é preciso formar leitores que saibam organizar o pensamento, selecionar as informações relevantes, interpretar, analisar e formar uma opinião criticamente.

Considerando que o hipertexto traz uma subversão ao texto linear, uma vez que “cada percurso textual é tecido de maneira original e única pelo leitor cibernético”, faz-se cada vez mais necessário que o professor discuta os textos com os alunos, reflita e analise as informações, caso contrário, teremos estudantes com acesso a muitas informações, porém sem significados para a sua inserção e atuação na sociedade.

O Papel do professor enquanto mediador desse processo de formação de leitores na mídia eletrônica é muito importante, pois apesar de a linguagem hipertextual apresentar as vantagens de uma aprendizagem mais flexível, ampliando cada vez mais a rede de conhecimentos dos estudantes leitores, ainda se faz necessária operações mentais que possibilitem uma organização ou esquema conceitual do conhecimento em construção, caso contrário, o estudante se perde nesse “teia” de informações, muitas vezes sem significado para ele.

A linguagem de hipertexto explorada atualmente na Internet, através de links eletrônicos, tem sua origem no próprio material impresso, no qual o leitor pode folhear as páginas de forma não-linear, indo e vindo da introdução para o final do livro ou para um determinado capítulo, sem a necessidade de ler todo o conteúdo numa seqüência rígida. Entretanto, essa flexibilidade de acesso às informações é muito maior no hipertexto da mídia eletrônica. Esse é o grande diferencial da Internet, visto que a mesma pode armazenar um leque muito grande de informações e disponibilizá-las de forma mais rápida e acessível para um grande número de pessoas, em qualquer localidade do mundo.

Outro grande diferencial da mídia digital é possibilitar ao “leitor cibernético” inserir textos, comentários, críticas, sugestões, em textos de outros autores, fato esse não permitido em textos da mídia impressa. Isto não quer dizer que os novos meios eletrônicos tornarão os livros obsoletos, até porque, sentimo-nos mais confortáveis quando fazemos a leitura de um material digital na forma impressa. É mais cansativo fazer a leitura na tela do computador. Além disso, a Internet apresenta muitas informações com fins comercias, e por isso mesmo, procura desviar muito a atenção do leitor para um outro assunto diferente do que buscava inicialmente. É preciso estar muito focado no conteúdo para não se perder na navegação dos diversos sites e páginas da Internet. Um outro ponto negativo da Internet é que muitas publicações veiculadas nesse meio são inverídicas, carecendo de uma revisão e comprovação científica, ao passo que o material escrito, por ser produzido em menor escala, passa por uma seleção mais criteriosa.

Diante das limitações e das possibilidades tanto da mídia impressa como da mídia digital, pode-se afirmar que a literatura impressa sempre terá seu espaço e não será substituída pela Internet. Haverá, sim, uma maior integração, complementação e ampliação das possibilidades de construção e comunicação do conhecimento.




Pofª Acácia, em 25/07/08

2 comentários:

Sandra Coelho Amorim Costa disse...

Amei esse blog e uma das coisas que mais gostei foi da rádio. Parabéns pela criatividade!
Sandra Amorim
Lagoa do Barro do Piauí

Unknown disse...

Olá; gostei muito desse texto, concordo com muita coisa que está escrito.Estou fazendo curso de mídias e já é a segunda vez que leio material deste estabelecimento.Parabéns a todos os profissionais deste colégio.
Um abraço
Viviane
Laranjeiras do Sul