sábado, 1 de maio de 2010
Medindo distâncias inacessíveis
Programa de Ressignificação da Aprendizagem - Progressão
A situação problema apresentada aos alunos tinha como objetivo calcualr a altura do prédio da escola sem ter acesso à parede para fazer a medição. Após várias hipóteses os alunos tomaram conhecimento da forma como Tales, filósofo e matemático grego (624 a. C.), procedeu para medir as pirâmides do Egito. Seguindo o mesmo raciocínio, os alunos mediram a sombra do prédio, a altura de outro objeto e a sua sombra projetada no solo. Com essas informações os alunos fizeram desenhos para representar a realidade observada, bem como a representação matemática da situação. Utilizaram a semelhança de triângulos para resolver o problema. Outra forma discutida foi a resolução por meio da trigonometria no triângulo retângulo. Para isso, foi necessário o conhecimento da tangente de um ângulo agudo.
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Um comentário:
Eu fiz essa atividade tambem, gostei, aprendir algumas coisas, que tinha duvida ainda.
Carla Roseny Andrade Frazão - Aluna da Progressão - Turma -A-
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