“A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens”.
Descartes (*)
Fazemos cálculos matemáticos quando vamos ao supermercado ou quando temos que decidir como fazer uma compra: A vista? A prazo? Quantas prestações? É também a Matemática que está por trás do funcionamento do computador que você está usando nesse momento e dos fantásticos efeitos especiais que aparecem nos filmes.
Participar da OBMEP é lembrar que a Matemática está em nosso dia-a-dia e em nosso futuro; é enriquecer a rotina escolar; interagir com colegas; perceber a Matemática como uma linguagem viva, que tem sua beleza própria.
As questões das provas buscam dar, para alunos e professores, uma dimensão interessante e instigante da matéria – procuram trazer “aquele prazer de raciocinar e de descobrir” e mostrar muitas formas de pensar o mesmo problema.
As atividades que ocorrem ao longo de toda a OBMEP – das provas à premiação e ao programa de Iniciação Científica – também ajudam a criar novos vínculos entre o aluno e a escola, e entre a escola e as diversas Universidades que participam do projeto. Aprendizado e diversão passam a caminhar cada vez mais juntos. Por isso é tão importante participar da OBMEP. Inscreva-se e comprove!
(*) Filósofo, cientista e matemático francês, René Descartes (1596-1650).
Inscrições no site http://www.obmep.org.br/ -até o dia 15 de maio de 2009
Provas 1ª fase: 18 de agosto de 2009
Provas 2ª fase: 24 de outubro de 2009
Fonte: www.obmep.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário