Após navegar por páginas nas quais digitam-se informações confidenciais, como sites de banco, lojas virtuais, webmail, etc., lembre-se de clicar na opção “sair”, “logout” ou algo similar antes de fechar o site. Deixar de dar esse “clique” a mais é arriscado. Se o site não é devidamente encerrado, alguém pode abrir o navegador de Internet e acessar as informações que haviam sido deixadas lá.
Cuidado com downloads
Cuidado com downloads
Ao usar programas de compartilhamento de arquivos, como KaZaA ou eMule, observe o arquivo. Ele não deve possuir mais de uma extensão (por exemplo, cazuza.mp3.exe) e nem ser muito pequeno. Muitos vírus se passam por arquivos de áudio, vídeo e outros. Depois, lembre-se de examinar o arquivo baixado com um antivírus.
Cuidado com e-mails falsos
Cuidado com e-mails falsos
Desconfie. Essa é a palavra-chave para não cair nas armadilhas dos e-mails falsos. O objetivo desses e-mails é obter informações pessoais, como senhas de banco. Por isso, desconfie do endereço do remetente (ex: tse@google.com, como se fosse do Tribunal Superior Eleitoral), de ofertas generosas (prêmios, descontos, mesmo de loja conhecidas) e de textos com erros de português. Esqueça os e-mails que pedem para você fornecer informações típicas de cadastros, fazer download e que enviam links nas mensagens, principalmente os que terminam em “.exe”, “.src”. O mesmo vale para anexos. Se o e-mail for realmente interessante, vá até o site (nunca a partir do link) e pesquise. O segredo é ter bom senso.
Duvide de links, mesmo em mensagens instantâneas
Duvide de links, mesmo em mensagens instantâneas
Sistemas de mensagens instantâneas como MSN Messenger, AOL Instant Messenger, ICQ, Yahoo! Messenger, entre outros, já são explorados por vírus. Aproveitando-se do diálogo, eles surgem nas mensagens com um link que teria sido enviado por aquele com quem se conversa. Suspeite sempre e, antes de abrir o link, pergunte ao contato se, de fato, ele o enviou.
Mantenha seu computador atualizado
Mantenha seu computador atualizado
Não basta instalar um antivírus e um anti-spyware. É preciso atualizá-los regularmente para que detectem novos vírus. A maioria dos softwares, no entanto, permite configurar uma atualização automática.O mesmo vale para o Windows, alvo de várias pragas. Para atualizá-lo, clique em “Iniciar”, depois em “Windows Update” e siga as orientações do site que abrir para atualizar o sistema operacional. O ideal é fazer isso uma vez por mês.
Seja reservado
Seja reservado
Evite dar informações que podem levar criminosos a localizá-lo, como endereço de onde mora, do local em que estuda, de onde trabalha, etc., e mesmo número de telefone, que pode ser usado para enviar ameaças. Tenha cuidado ao expor sua vida em espaços como Orkut, salas de bate-papo, blogs, etc.
Siga os dez mandamentos do jovem internauta
Siga os dez mandamentos do jovem internauta
1. Seja prudente, você não sabe o que está por trás da tela do computador.
2. Não diga nem o seu nome, nem a sua idade.
3. Nunca divulgue a sua senha (password).
4. Quando estiver na sala de bate-papo (chat), desconfie...!
5. Não dê o seu endereço.
6. Nunca envie foto sua.
7. Nunca aceite propostas de encontro sem informar aos seus pais.
8. Não acredite em todas as informações que você recebe.
9. Não responda aos e-mails que o ofendam.
10. Se alguma foto o perturba, saia do site e avise aos seus pais.
Como no caso das senhas de banco, crie, para os sites que solicitam, senhas difíceis de serem descobertas. Misturar letras e números é uma sugestão, de preferência com mais de seis caracteres. Para não esquecer, elabore senhas que lembrem algo de significativo. Lembre-se também de trocá-las periodicamente.
Fonte: http://www.educarede.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário